Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Itapecuru-Mirim recebe unidade da Fábrica de Inovação
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Itapecuru-Mirim recebe unidade da Fábrica de Inovação

Captar problemas reais da sociedade e propor soluções é a concepção do projeto da Fábrica de Inovação
  • Miguel AHid
  • publicado 22/03/2022 19h17
  • última modificação 22/03/2022 19h17

Caixeiras do Divino Espírito Santos de Santa Rosa foram a atração cultural na solenidade

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) entregou a 13ª unidade da Fábrica de Inovação do instituto ao Campus de Itapecuru-Mirim, na sexta-feira, 18 de março. A apresentação cultural das Caixeiras do Divino Espírito Santos de Santa Rosa abriu a noite da solenidade. A Fábrica de Inovação tem como principal objetivo prestar serviços inovadores para a comunidade por meio do levantamento de problemas reais e a busca por soluções com pesquisa, desenvolvimento e inovação.

“Falar sobre a Fábrica de Inovação é falar sobre sonhos”, reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira

O reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, iniciou sua fala cumprimentando todas as mulheres [por conta da passagem do Dia Internacional da Mulher], saudou autoridades municipais e estaduais, gestores e diretores-gerais e a comunidade presente. “Somos uma instituição indutora do desenvolvimento do Estado.  Nós tivemos um dia muito produtivo, um dia de reencontro presencial durante a nossa reunião do Colégio de Dirigentes [e a entrega do Fábrica de Inovação]”, ressaltou o reitor.

O reitor assinalou, ainda, que falar sobre a Fábrica de Inovação é falar sobre sonhos. “Nosso compromisso é de colocar [em funcionamento] mais fábricas em todos os campi do Instituto tenham esse instrumento”.

Representante do seguimento estudantil, Igor Carimã

“Hoje, como muito orgulho, eu digo que faço parte e estudo em um IFMA que representa a mim e aos meus colegas. Inauguramos hoje a Fábrica de Inovação, uma ponte que liga saberes e inovação”, disse estudante do curso de Informática, Conselho Estadual da Juventude do estado do Maranhão e dirigente da UBES, Igor Carimã, representado o seguimento estudantil e primeiro a falar.

Em sintonia com a fala do estudante, o coordenador de Rede de diretores-gerais do IFMA e diretor-geral do Campus Pinheiro, Vandeberg Araújo, disse: “quando a gente consegue fazer o estudante se sentir representado pelo trabalho que nós estamos fazendo, isso é resultado de trabalho. No Brasil, falar de Ciência e Inovação é extremamente importante, e o IFMA tem cumprido esse papel”, ressaltou.

A Assessora de Planejamento da Fapema, Kyane Brandão, representando o presidente da Fapema, André Santos, relembrou ao público que foi estudante do Instituto, e destacou que “a Fábrica de Inovação – como projeto estratégico institucional – tem a perspectiva de elevar o potencial desse Instituto e de seus pesquisadores”.

Georgeana Marques: “a Fábrica é um espaço transformador”

Georgeana Marques, que representou o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, Rogério Teles, frisou que a Fábrica é um local de transformação. “A PRPGI deseja a vocês identidade e sucesso, nesse espaço de transformação para incrementar o que Itapecuru tem de melhor: as pessoas”,

Para a Procuradoria Geral do município de Itapecuru-Mirim, Rosane Ferreira Ibiapino, no ato representando o prefeito da cidade, retomou a fala inicial do estudante Igor. “Toda vez que eu ouço depoimentos de jovens estudantes preocupados com as causas sociais, eu sempre me emociono muito. Essa junção de jovens, de energia, de disposição e consciência, certamente, trará bons frutos e produzirá mais qualidade de vida para todos nós”, ressaltou.

No detalhe, o diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim, Inaldo Lisboa

O diretor-geral do IFMA Campus Itapecuru-Mirim, professor Francisco Inaldo Lima Lisboa; listou que, além da entrega da Fábrica de Inovação – também aconteceu na sede do campus a reunião do Colégio de Dirigentes (COLDIR) do IFMA e mencionou a importância da apresentação cultural na abertura dos trabalhos. “Segundo dados do Secretaria de Promoção Racial de Itapecuru, a cidade é tem 64 comunidades quilombolas certificadas e mais 7 em processo de certificação, a fazer referência a abertura do evento com as Caixeiras do Divino Espírito Santo de Santa Rosa”.

O professor Inaldo Lisboa também fez uma série de agradecimentos especiais a gestores, parceiros, professores, alunos, servidores e família.

Registro oficial da entrega da 13ª unidade da Fábrica de Inovação em Itapecuru-Mirim

Galeria de fotos:

Fim do conteúdo da página