Página Inicial > Notícias > Campus realiza formatura de cursos técnicos

Campus realiza formatura de cursos técnicos

Cerimônia reuniu concludentes de Meio Ambiente e Informática com familiares, convidados e comunidade do IFMA
  • publicado 04/03/2022 13h45
  • última modificação 04/03/2022 13h45

O campus do IFMA em Itapecuru-Mirim realizou no dia 24 de fevereiro (quinta-feira) a cerimônia de formatura das turmas dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática, ambos ofertados na forma integrada. O evento foi realizado no Auditório Gomes de Souza, com a participação de familiares dos alunos, servidores e convidados.

Em seu discurso, o diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim, Francisco Inaldo Lima Lisboa, ressaltou o trabalho dos departamentos da unidade, destacando o papel da educação profissional de nível médio. O gestor considerou a dificuldade enfrentada por alunos e servidores durante o período de formação, em vista do contexto pandêmico, que impediu as atividades práticas de campo, necessárias para o aprendizado dos estudantes. Ele observou ainda a importância de se celebrar cada ciclo da vida, mostrando que após a formatura os alunos teriam dois caminhos a seguir, proporcionados pelo ensino técnico em nível médio, quais fossem a universidade ou o ingresso no mundo do trabalho.

Homenageada pela turma de Informática, a professora Keylliane de Sousa Martins (LIBRAS), que também chefia o Departamento de Extensão e Relações Institucionais, relembrou os principais momentos na trajetória dos discentes, além das vivências nos principais projetos educacionais propostos no Campus Itapecuru-Mirim.

O aluno Victor Eduardo Rosa Fonseca, orador da turma de Meio Ambiente, enfatizou as lições que a turma teria de levar como aprendizagem e como amadurecimento da vida de cada um. “Parte da evolução e amadurecimento devemos ao IFMA. Essa é uma instituição que nos proporciona inúmeras experiências boas e outras não tão boas, mas ambas fazem parte do crescimento de cada pessoa”, disse o orador, chamando a atenção para o necessário entendimento de que “nem tudo será um mar de flores”, mas que, por outro lado, os formandos também teriam momentos de grandes dificuldades.

Uma vez que não pôde comparecer à solenidade, o professor Reginaldo Garcês Silva, paraninfo da turma de Meio Ambiente, enviou discurso para ser lido, sendo representado por José Eduardo Bandeira de Melo Marques Ferreira, também docente da área de Geografia, e coordenador do curso.

Além dos professores mencionados, a mesa de cerimônia foi composta por Rita de Cássia Bastos Cirqueira Costa (diretora de Desenvolvimento Educacional), Eliumar Santos de Assis (chefe do Departamento de Ensino), e Marcelo Henrique Monier Alves Júnior (representante do curso de Informática). Participaram ainda o diretor em exercício de Administração, Planejamento e Gestão do Campus Itapecuru-Mirim, Joabe Sales de Souza, e a representante dos pais de alunos, Fabiana Luiz de Oliveira, que coordena a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do município. O mestre de cerimônias foi o professor Fernandes Rodrigues Barroso.

Na sequência da programação do evento, os professores fizeram a entrega simbólica dos diplomas aos alunos formandos. Com o encerramento da cerimônia pelo diretor-geral Inaldo Lisboa, os participantes da formatura foram convidados para um coquetel na área de vivência do Campus Itapecuru-Mirim.