Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus abre inscrições para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página Notícias

Campus abre inscrições para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento será realizado online, entre os dias 19 e 23 de outubro. Inscrições são gratuitas e vão até o dia 10 de outubro.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 24/09/2020 14h32
  • última modificação 24/09/2020 14h32

Com o tema Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Itapecuru-Mirim irá realizar no período de 19 a 23 de outubro a 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. O evento será totalmente online e vai oferecer à comunidade acadêmica uma programação recheada de inovações e resultados de pesquisas. O evento é voltado para servidores, pesquisadores, discentes, bem como estudantes ou profissionais de outras instituições interessados em aprimorar conhecimentos.

As inscrições estarão abertas no site do evento até o dia 10 de outubro e são gratuitas para todos, tanto pesquisadores, profissionais como alunos e interessados de outras instituições. A SNCT é um importante espaço para o intercâmbio de debates entres especialistas e pesquisadores do Maranhão e de outros Estados, que visa a divulgação científica e o compartilhamento de resultados de pesquisas entre alunos, professores e pesquisadores.

Os temas abordados serão os seguintes: A inovação no Maranhão; Saúde única / One health; Construindo robôs com Puppeteer; Uso de tecnologias para monitoramento de recursos pesqueiros, Implementação de Aedes aegypti com Wolbachia para controle da transmissão de arboviroses no Brasil; Geotecnologias aplicadas às ciências ambientais e da terra; Realidade virtual no ensino de Física – uma alternativa para a falta de laboratórios; Práticas da educação ambiental para o ensino infantil e ensino fundamental: aprendendo e brincando, além do Seminário de Iniciação Científica.

O Campus Itapecuru-Mirim realiza o evento desde 2016 e, em 2019, incluiu os Seminários de Iniciação Científica (SEMIC) na programação da SNCT. Na ocasião, serão apresentados trabalhos em forma de banner e resumos expandidos. A unidade é composta de professores pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, com formação de mestrado e doutorado.

O IFMA Campus Itapecuru-Mirim tem como pressuposto desenvolver os eixos ensino, pesquisa e extensão, o que contribui para uma formação integral e integradora do conhecimento científico, contribuindo para a reflexão da realidade, intercâmbio de saberes e conhecimentos e inovação tecnológica.

Para a chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus, professora Liliane Amorim, é “muito importante divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos no município de Itapecuru-Mirim e nos municípios adjacentes. O evento abre espaço, também, para a divulgação de trabalhos de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento”. E ainda acrescentou que “em 2020, por conta da pandemia, a SNCT será online, porém, vai parecer que estamos todos juntos, no auditório do campus!”, completou a docente.

Para mais detalhes e outras informações, acesse o site do evento.

 

Saiba mais

A Inteligência Artificial, comumente citada apenas como IA (ou AI, de Artificial Intelligence) é um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana — indo além da programação de ordens específicas para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões de enormes bancos de dados. A IA está por todos os lugares: no carro autônomo, no chão de fábrica e no sistema de atendimento dos hospitais. Mas também está na rede social, no seu celular, no antivírus, no buscador de internet.

O tema foi escolhido para a décima sétima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2020, que ocorrerá entre os dias 17 e 23 de outubro em todo o país. Vislumbra-se que a IA pode trazer ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade brasileira, na prestação de serviços públicos, na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na redução das desigualdades sociais, dentre outros.

Fim do conteúdo da página