Página Inicial > Notícias > Alunos de Meio Ambiente participam de visita técnica

Alunos de Meio Ambiente participam de visita técnica

Turma esteve na zona rural de Itapecuru-Mirim, onde conheceu atividades de empresa fabricante de materiais de construção cerâmicos
  • publicado 08/10/2019 14h35
  • última modificação 08/10/2019 14h35

Reforçar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com essa proposta, alunos do curso de Meio Ambiente (turma MAMB11) do campus do IFMA em Itapecuru-Mirim realizaram, no dia 18 de setembro (quarta-feira), uma visita técnica à empresa Cerâmica Tanguá, voltada para a fabricação de materiais de construção cerâmicos, exceto azulejos e pisos.

A visita técnica compôs o cronograma da disciplina Geografia I, com orientação do professor Reginaldo Garces Silva. Segundo ele, a atividade foi desenvolvida em alusão ao tema de solos, que naquele momento estava sendo trabalhado em sala de aula. “Mais uma vez foi comprovado o quanto essas atividades práticas são importantes para o aprendizado dos alunos”, observou o docente, que também destacou a receptividade e atenção com que a empresa, localizada no Povoado Cova, zona rural do município, abriu suas portas para o grupo de estudantes.

Segundo informações do Campus Itapecuru-Mirim, a atividade extraclasse teve como objetivo ampliar a compreensão dos alunos sobre o que é um solo fértil e “bom”, com base na matéria-prima da argila, área de atuação da empresa visitada. Outra finalidade foi conhecer a obtenção, transporte e utilidade desse material, assim como os processos de composição dos blocos cerâmicos e tijolos, desde a etapa de produção até a armazenagem do produto para atendimento ao mercado.

“A visita nos possibilitou conhecer melhor a fábrica e o seu processo de produção de maneira clara e objetiva na qual fomos orientados e bem instruídos, o que proporcionou um melhor aprendizado”, avaliou Tayne Gabriella Ferreira Cantanhede, aluna do primeiro ano. Ela ressaltou que obteve contato com uma área da qual tinha pouco conhecimento, o que serviu de experiência benéfica para a sua futura formação. Além disso, Tayne Cantanhede relatou sobre a pontualidade da visita, na qual a turma do Campus Itapecuru-Mirim teve acompanhamento da técnica de segurança do trabalho Raimunda Nonata Ferreira Alves Castro, responsável por orientar os visitantes e explicar com clareza e detalhamento os processos ao longo da produção.