Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Conselho Diretor do Campus Itapecuru-Mirim inicia atividades
Início do conteúdo da página Notícias

Conselho Diretor do Campus Itapecuru-Mirim inicia atividades

Conselheiros foram empossados para mandato de dois anos.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 13/08/2019 14h18
  • última modificação 13/08/2019 14h23

Conselheiros empossados terão mandato de dois anos.

Na manhã da segunda-feira (05.08), ocorreu a instalação do Conselho Diretor do Campus Itapecuru-Mirim do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A solenidade foi realizada no plenário Hercílio de Lago Filho, da Câmara Municipal da cidade. O ato oficial foi presidido pelo Diretor-geral do Campus, professor Francisco Inaldo Lisboa, e teve também a presença do Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão. Conselheiros, servidores e estudantes prestigiaram o evento. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa em assuntos acadêmicos, administrativos, financeiros, patrimoniais e disciplinares. Instituído em dezembro de 2018 pelo Conselho Superior do IFMA (Consup), o Conselho é a Instância máxima no âmbito dos campi do IFMA.

Wanderley Gonçalves foi empossado para representar o segmento dos Estudantes.

Estudante do curso técnico subsequente em Informática, Wanderley Gonçalves foi um dos conselheiros empossado representando o segmento estudantil. “São passos de um longo caminho e uma conquista da democracia. Vejo o Condir como mais um espaço de debate e de fortalecimento do processo de tomada de decisões”.

Presidente do Conselho, o Diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim, professor Inaldo Lisboa, acredita que o Conselho contribuirá para a gestão da unidade e consolidar ainda mais o IFMA na cidade. “Hoje, nas ruas, as pessoas já nos abordam e falam do IFMA como referência. É uma instituição que tem essa característica de transformar a realidade”, observou.

Ao Centro, Diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim, professor Inaldo Lisboa. Ele avalia que o IFMA já é referência em Itapecuru e regiões circunvizinhas.

Ainda em sua fala, Inaldo Lisboa destacou que, mesmo diante de tantos resultados exitosos o atual cenário é de preocupação, e que o contingenciamento de recursos orçamentários está impactando o andamento das atividades no Campus. “São várias ações que estão prejudicadas. Estamos chegando num limite para execução das nossas atividades. Estamos sempre atentos e buscando parcerias para tentar diminuir esse impacto”.

O Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, cita que o Condir é uma conquista da instituição que foi contemplada na revisão do modelo de estrutura dos campi do IFMA. “Trata-se de uma ação que valoriza a participação de toda comunidade no processo decisório e se constitui numa importante ferramenta de gestão”, disse.

Roberto Brandão avaliou impacto do bloqueio orçamentário no funcionamento do IFMA.

Na oportunidade, o Roberto Brandão avaliou as dificuldades para custeio das despesas com serviços essenciais que está atingindo instituições federais de ensino – Institutos e Universidades Federais. “É urgente que se estabeleça um diálogo efetivo sobre o presente, sobre a atual conjuntura e o montante do recurso orçamentário que está bloqueado. Esse recurso é vital para que possamos pagar serviços como água, energia, telefonia, vigilância e uma série de outros contratos que fazem a instituição funcionar”, disse. O IFMA é um projeto que não tem retorno. Vamos seguir em frente com a formação de estudantes, de cidadão, conscientes e qualificados para o mundo do trabalho”.

Condir – A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Composição – Conselho Diretor do Campus Itapecuru-Mirim

PRESIDENTE MEMBRO
FRANCISCO INALDO LIMA LISBOA NATO
REPRESENTANTE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MEMBRO
CAIO BRITO LOURENÇO NATO
REPRESENTANTE DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO MEMBRO
JOABE SALES DE SOUZA NATO
SEGMENTO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO MEMBRO
SAMIR JOSÉ LOPES SOUZA TITULAR
THAYS CRISTINA ROCHA TITULAR
SEGMENTO DOCENTE MEMBRO
JOSÉ EDUARDO BANDEIRA DE MELO MARQUES FERREIRA TITULAR
ROMÁRIO SILVA BARROS TITULAR
JOSENILDE AZEVEDO  PINTO SUPLENTE
SEGMENTO DISCENTE MEMBRO
GENILSA GARCIA SILVA TITULAR
WANDERLEY BEZERRA DOS SANTOS TITULAR
SEGMENTO SOCIEDADE CIVIL MEMBRO
LEHON BARROS AMORIM DE SOUSA TITULAR
SEGMENTO SINDICAL MEMBRO
KATIUSCIA DA COSTA PINHEIRO TITULAR
SEGMENTO REITORIA MEMBRO
MAKFFERISMAR REGO DOS SANTOS TITULAR
DARLAN GAMA MARTINS SUPLENTE

Galeria de Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página