Página Inicial > Notícias > Conselho Diretor do Campus Itapecuru-Mirim inicia atividades

Conselho Diretor do Campus Itapecuru-Mirim inicia atividades

Conselheiros foram empossados para mandato de dois anos.
  • publicado 13/08/2019 14h18
  • última modificação 13/08/2019 14h23

Conselheiros empossados terão mandato de dois anos.

Na manhã da segunda-feira (05.08), ocorreu a instalação do Conselho Diretor do Campus Itapecuru-Mirim do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A solenidade foi realizada no plenário Hercílio de Lago Filho, da Câmara Municipal da cidade. O ato oficial foi presidido pelo Diretor-geral do Campus, professor Francisco Inaldo Lisboa, e teve também a presença do Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão. Conselheiros, servidores e estudantes prestigiaram o evento. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa em assuntos acadêmicos, administrativos, financeiros, patrimoniais e disciplinares. Instituído em dezembro de 2018 pelo Conselho Superior do IFMA (Consup), o Conselho é a Instância máxima no âmbito dos campi do IFMA.

Wanderley Gonçalves foi empossado para representar o segmento dos Estudantes.

Estudante do curso técnico subsequente em Informática, Wanderley Gonçalves foi um dos conselheiros empossado representando o segmento estudantil. “São passos de um longo caminho e uma conquista da democracia. Vejo o Condir como mais um espaço de debate e de fortalecimento do processo de tomada de decisões”.

Presidente do Conselho, o Diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim, professor Inaldo Lisboa, acredita que o Conselho contribuirá para a gestão da unidade e consolidar ainda mais o IFMA na cidade. “Hoje, nas ruas, as pessoas já nos abordam e falam do IFMA como referência. É uma instituição que tem essa característica de transformar a realidade”, observou.

Ao Centro, Diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim, professor Inaldo Lisboa. Ele avalia que o IFMA já é referência em Itapecuru e regiões circunvizinhas.

Ainda em sua fala, Inaldo Lisboa destacou que, mesmo diante de tantos resultados exitosos o atual cenário é de preocupação, e que o contingenciamento de recursos orçamentários está impactando o andamento das atividades no Campus. “São várias ações que estão prejudicadas. Estamos chegando num limite para execução das nossas atividades. Estamos sempre atentos e buscando parcerias para tentar diminuir esse impacto”.

O Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, cita que o Condir é uma conquista da instituição que foi contemplada na revisão do modelo de estrutura dos campi do IFMA. “Trata-se de uma ação que valoriza a participação de toda comunidade no processo decisório e se constitui numa importante ferramenta de gestão”, disse.

Roberto Brandão avaliou impacto do bloqueio orçamentário no funcionamento do IFMA.

Na oportunidade, o Roberto Brandão avaliou as dificuldades para custeio das despesas com serviços essenciais que está atingindo instituições federais de ensino – Institutos e Universidades Federais. “É urgente que se estabeleça um diálogo efetivo sobre o presente, sobre a atual conjuntura e o montante do recurso orçamentário que está bloqueado. Esse recurso é vital para que possamos pagar serviços como água, energia, telefonia, vigilância e uma série de outros contratos que fazem a instituição funcionar”, disse. O IFMA é um projeto que não tem retorno. Vamos seguir em frente com a formação de estudantes, de cidadão, conscientes e qualificados para o mundo do trabalho”.

Condir – A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Composição – Conselho Diretor do Campus Itapecuru-Mirim

PRESIDENTE MEMBRO