Página Inicial > Notícias > Certificação do Mulheres Mil tem exposição de moda

Certificação do Mulheres Mil tem exposição de moda

Alunas participaram de curso de modelagem de roupas femininas. Capacitação ocorreu de fevereiro a junho.
  • publicado 26/06/2019 15h09
  • última modificação 26/06/2019 23h21

Modelar, cortar, costurar e aprender sobre empreendedorismo e valorização das mulheres. Essas foram algumas das lições aprendidas pelas alunas da primeira turma do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Itapecuru-Mirim. O curso de capacitação ocorreu de fevereiro a junho deste ano, e a cerimônia de entrega de certificados aconteceu na tarde do dia 18 deste mês, no auditório do campus, com exposição de moda e mostra fotográfica dos trabalhos desenvolvidos pelas participantes.

A mostra fotográfica apresentou a produção realizada nas oficinas de maquiagem e indumentária do programa. Já a exposição de moda trouxe saias, vestidos, blusas e corselets confeccionados pelas alunas, além de materiais utilizados na capacitação “Modelagem de Roupas Femininas e Empoderamento das Mulheres”. A qualidade do corte das peças deixou claro o trabalho sério de formação em modelagem que foi feito. As peças foram costuradas em sistema colaborativo pelas estudantes. O trabalho foi capitaneado por algumas delas que já tinham mais experiência em costura. “Esse processo final reforçou a unidade entre elas e o senso de sororidade tão importante para o fortalecimento das mulheres na sociedade”, explicou a coordenadora do programa no campus, Katiuscia Pinheiro.

Para a coordenadora, a cerimônia demarcou uma vitória na vida das alunas que deram mais um passo importante em direção ao fortalecimento de sua cidadania como mulheres e do incremento de sua vida profissional. “A capacitação significou mais uma ação importante que o IFMA desenvolve visando a igualdade de gênero em nosso Estado e reforçando o compromisso da instituição com a democracia, a diversidade e a superação do machismo em nossa sociedade”, declarou Katiuscia Pinheiro.

A aluna Raquel Leal comemorou a oportunidade de participar da capacitação. “Era um sonho antigo fazer esse curso e por aqui não tem. Então foi muito importante essa oportunidade que me apareceu de fazer esse curso. Foi tudo maravilhoso: os professores, enfim, foi muito bom. Estou muito grata, muito grata a todos”, afirmou.

A cerimônia reuniu várias representantes de entidades de causas ligadas a direitos das mulheres, e também de servidores e familiares da primeira turma do Mulheres Mil no campus. A solenidade teve a presença da secretária de Assistência Social de Itapecuru-Mirim, Teresa Lauande; da representante da Secretaria da Mulher, Elinalva Moreira dos Santos; e da diretora do Departamento de Assuntos Estudantis do IFMA, Dayse Araújo.

A capacitação teve mais de 100 horas aula de aprendizado sobre modelagem de roupas femininas (maior carga horária), noções básicas de auto maquiagem, empreendedorismo e direitos das mulheres. O trabalho teve parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Itapecuru-Mirim. O último módulo da capacitação, sobre modelagem de corselets, foi dado pelo professor Armando Veras, do IFMA. O Programa Mulheres Mil é desenvolvido com uma equipe de servidores do IFMA e alunas do Curso de Meio Ambiente (modalidade subsequente) do campus.