Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Certificação do Mulheres Mil tem exposição de moda
Início do conteúdo da página Notícias

Certificação do Mulheres Mil tem exposição de moda

Alunas participaram de curso de modelagem de roupas femininas. Capacitação ocorreu de fevereiro a junho.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 26/06/2019 15h09
  • última modificação 26/06/2019 23h21

Modelar, cortar, costurar e aprender sobre empreendedorismo e valorização das mulheres. Essas foram algumas das lições aprendidas pelas alunas da primeira turma do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Itapecuru-Mirim. O curso de capacitação ocorreu de fevereiro a junho deste ano, e a cerimônia de entrega de certificados aconteceu na tarde do dia 18 deste mês, no auditório do campus, com exposição de moda e mostra fotográfica dos trabalhos desenvolvidos pelas participantes.

A mostra fotográfica apresentou a produção realizada nas oficinas de maquiagem e indumentária do programa. Já a exposição de moda trouxe saias, vestidos, blusas e corselets confeccionados pelas alunas, além de materiais utilizados na capacitação “Modelagem de Roupas Femininas e Empoderamento das Mulheres”. A qualidade do corte das peças deixou claro o trabalho sério de formação em modelagem que foi feito. As peças foram costuradas em sistema colaborativo pelas estudantes. O trabalho foi capitaneado por algumas delas que já tinham mais experiência em costura. “Esse processo final reforçou a unidade entre elas e o senso de sororidade tão importante para o fortalecimento das mulheres na sociedade”, explicou a coordenadora do programa no campus, Katiuscia Pinheiro.

Para a coordenadora, a cerimônia demarcou uma vitória na vida das alunas que deram mais um passo importante em direção ao fortalecimento de sua cidadania como mulheres e do incremento de sua vida profissional. “A capacitação significou mais uma ação importante que o IFMA desenvolve visando a igualdade de gênero em nosso Estado e reforçando o compromisso da instituição com a democracia, a diversidade e a superação do machismo em nossa sociedade”, declarou Katiuscia Pinheiro.

A aluna Raquel Leal comemorou a oportunidade de participar da capacitação. “Era um sonho antigo fazer esse curso e por aqui não tem. Então foi muito importante essa oportunidade que me apareceu de fazer esse curso. Foi tudo maravilhoso: os professores, enfim, foi muito bom. Estou muito grata, muito grata a todos”, afirmou.

A cerimônia reuniu várias representantes de entidades de causas ligadas a direitos das mulheres, e também de servidores e familiares da primeira turma do Mulheres Mil no campus. A solenidade teve a presença da secretária de Assistência Social de Itapecuru-Mirim, Teresa Lauande; da representante da Secretaria da Mulher, Elinalva Moreira dos Santos; e da diretora do Departamento de Assuntos Estudantis do IFMA, Dayse Araújo.

A capacitação teve mais de 100 horas aula de aprendizado sobre modelagem de roupas femininas (maior carga horária), noções básicas de auto maquiagem, empreendedorismo e direitos das mulheres. O trabalho teve parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Itapecuru-Mirim. O último módulo da capacitação, sobre modelagem de corselets, foi dado pelo professor Armando Veras, do IFMA. O Programa Mulheres Mil é desenvolvido com uma equipe de servidores do IFMA e alunas do Curso de Meio Ambiente (modalidade subsequente) do campus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página