Página Inicial > Notícias > Alunos recolhem toneladas de material reciclável

Alunos recolhem toneladas de material reciclável

A arrecadação ocorreu na III Semana do Meio Ambiente, durante a Gincana Ecoambiental
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 17/06/2019 12h38
  • última modificação 20/06/2019 17h47

A III Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Instituto Federal do Maranhão – Campus Itapecuru-Mirim – foi marcada por palestras, minicursos, exposições e gincanas. O evento, ocorrido nos dias 04, 05 e 06 de junho, discutiu a temática “Responsabilidade socioambiental e economia circular” e contou com a participação de servidores, palestrantes e alunos, que encerram o acontecimento com a arrecadação de oito toneladas de material reciclável durante a Gincana Ecoambiental. Dentre o material obtido foi possível encontrar, caixas de papelão, pneus e plásticos.

A abertura das atividades aconteceu no auditório do campus, com a palestra “A concepção de natureza em Espinosa”, ministrada pela docente da Universidade Federal do Maranhão/Colégio Universitário (UFMA/COLUN), Natalia Pereira Pinheiro. Já o tema “Agricultura familiar e utilização de pesticidas no ambiente” foi debatido na mesa redonda coordenada pela professora Bárbara Chaves Aguiar Barbosa. Participaram como integrantes, o secretário municipal de Abastecimento e Meio Ambiente, Mubarak Trabulsi, a docente IFMA – Campus Maracanã, Flávia Arruda de Sousa, o fiscal estadual agropecuário, José Ivo Souza Cruz Júnior e a engenheira agrônoma da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Margareth Santos de Araújo Mineiro.

Outros assuntos tratados em mesa-redonda foram: “A farsa do laissez-fare”, coordenada pelo professor do campus, Romário Silva Bastos, e “Meio Ambiente e Lutas Sociais”, coordenada pela professora, Katiuscia Pinheiro. Integraram os grupos, a professora Natalia Pereira Pinheiro, o representante do Grupo de Estudos em Economia Política e História Econômica (GEEPHE), Talysson Benilson Gonçalves Bastos, o docente do IFMA – Campus Caxias – professor Aciel Tavares, o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST, Elias Araújo, os professores convidados: Thiago Pereira Lima, que tratou da “Atuação dos movimentos sociais no questionamento e enfrentamento ao modelo de desenvolvimento hegemônico”, e Roberto Santos Ramos, que abordou “Educação para a Sustentabilidade”.

De acordo com a programação, os minicursos versaram os seguintes assuntos:

Princípios do tratamento de esgoto – (Bárbara Chaves Aguiar – docente do IFMA – Campus Itapecuru-Mirim);

Controle alternativo de pragas e doenças em plantas cultivadas – ( Eduarth Costa Rocha – agrônomo da Agerp);

Utilização de materiais recicláveis para decoração – (Fabiana Luiz de Oliveira – coordenadora da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Itapecuru-Mirim);

Reaproveitamento de alimentos oriundos da agricultura familiar – (Flávia Barbosa Vieira – nutricionista da Agerp);

Controles ambientais do Porto de Itaqui – (Jackeline Goncalves dos Santos – Técnica em Meio Ambiente do Porto do Itaqui)

No último dia da Semana do Meio Ambiente, 6 de junho, os participantes se fizeram presente na mesa-redonda “Ser sustentável”. A coordenadora do Projeto Farmácia Viva – SES, Kellyne Bezerra falou sobre a “Farmácia Viva: hortos terapêuticos ao alcance de todos”. O professor Caio Brito Lourenço tratou do “Microplástico: uma arma invisível contra a vida aquática” e, por fim, o docente Marcelo Jr. discorreu sobre “IoT e Meio Ambiente: benefícios da computação para o campo”. A plateia foi ainda convidada pelo professor de Arte Francisco F. Filho a apreciar a exposição fotográfica intitulada: “Natureza Arte”, onde discorreu sobre sua mostra aos alunos e servidores. O momento final foi a premiação aos integrantes da gincana.